segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Saber a tabuada de cor...

Pequeno desabafo feito pelo meu mais-que-tudo via facebook.
Acho que está um texto muito interessante, por isso decidi postar.



"Saber a tabuada de cor, para quê?

Sinto-me obrigado a tocar neste assunto pois tenho sido confrontado (não pessoalmente felizmente pois eu sou péssimo a matemática, admito) com o típico adulto de meia idade ou já idoso que adora confrontar os mais jovens com perguntas do género "3x7 ? Não sabes, ai que vergonha não saber a tabuada! É 21!!!! Por isso estes jovens têm más notas a matemática, nem a

tabuada sabem!"

Antes de mais, a situação da matemática em Portugal não está mal propriamente porque os jovens não saibam a tabuada de cor, poderá estar mal porque não sabem mesmo matemática!

Entendam...saber a tabuada de cor NÃO É VIRTUDE, nunca foi. 
Longe vão os tempos em que saber a tabuada de cor era um ponto de honra escolar, dizer toda a tabuada de trás para a frente como se fosse uma cantilena sem sentido.
É muito mais de valorizar aquele que não sabe a resposta mas pára durante 10 segundos e faz as contas de cabeça até que dá a resposta, significa que entende como funciona, apenas não a decorou porque a matemática não se decora, entende-se.

O mais engraçado das situações que me defronto ultimamente é que parece que há um certo gosto maquiavélico em que os jovens não saibam responder, como se fosse um triunfo de inteligência superior por parte do mais velho que lhe fez a pergunta. 
Pena que quando intervenho e pergunto a essas pessoas quanto é 9x10 imediatamente me respondem 90, mas quando pergunto quanto é 9x11, 9x12 ou 13 já não saibam responder ou então me digam que isso é para as nossas cabeças mais frescas e jovens.
Já para não falar do valente sorriso amarelo quando pergunto a resposta para  x+2=3.

Outra curiosidade, esta geração de jovens que parece não saber a tabuada de cor...está a ser ensinada pela mesma geração que a sabe. Ops?"


 Imagem retirada do Google imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário